Monday, June 19, 2006

GAP - Great Au Pair
Um site de famílias que procuram au pairs e de au pairs que buscam famílias.
Pontos positivos e negativos sempre vão existir, entrar ou não no site é uma opção de cada um.
Primeiro é preciso esclarecer que existem dois tipos de cadastro, você pode pagar pelos serviços do site ou não. Não pagando você não tem acesso aos e-mails das famílias, nem nome completo, nem endereço.
Há também dois tipos de famílias: as que pagam e as que não pagam os serviços do site. E as que não pagam também não poderão ver o teu e-mail ou nome completo, ou ainda o telefone.
Problema? Bom, a maioria das famílias resolve pagar pelos serviços (e para eles não é tão caro quanto para nós), então não haverá problema, pois a família pode se interessar por você, ver teu e-mail e te escrever, daí você entra em contato com a família. O único problema será se você gostar logo de uma família que não pagou, daí uma alternativa é pagar pelo serviço em conjunto com outras futuras au pairs. Nas comunidades do orkut sempre tem gente fazendo "vaquinha" pra isso.
Quando você se cadastrar, independente se de forma gratuita ou como pagante, voê terá que preencher alguns itens. São várias perguntas que vão desde a sua idade até se você aceita ou não morar em casa que tenha cachorros. Tem um espaço onde você escreve uma espécie de carta pra futura família, pode usar uma parte da carta que fez (ou fará) para o application, lembre-se de resaltar seus pontos positivos. Você terá um espaço para duas fotos na primeira página e para mais algumas numa página só de fotos. Também tem uma entrevista on line, que são perguntas desenvolvidas pelo próprio site, e que são perguntas que as famílias provavelmente vão perguntar por e-mail. Se você optar por responder a entrevista, as famílias podem ler no site ou você pode copiar as respostas pra eles num e-mail, mas de qualquer forma é bom pra você se preparar para o que as famílias podem perguntar.
Você pode procurar as famílias usando os critérios de busca do site (estado, cidade, etc), e pode optar por receber e-mails informando sobre as famílias. Os e-mails são enviados pelo site diariamente com as últimas famílias cadastradas e que se encaixam ao seu perfil (em pelo menos alguns itens). Uma boa dica é olhar sempre as famílias e adicionar as que te interessam na tua Hot List. Se a família se interessar por você ela poderá te adicionar à Hot List dela e te mandar e-mails.
Ao ser adicionado por uma família na Hot List você passa a ter acesso à página que é só de fotos (aquela segunda página, caso a família tenha feito) e à entrevista on line (também caso a família tenha feito). Se a família não respondeu a entrevista o site pode mandar um e-mail pra família dizendo que você solicita que eles respondam. Daí você recebe um e-mail do site avisando quando eles preencherem.
Somente as famílias que você adicionar à Hot List poderão ver a sua página só de fotos e sua entrevista on line.
Fotos: coloque fotos com você sorrindo e, de preferência, com crianças no colo. Cuide para não colocar fotos com bebidas alcoólicas, cigarros e decotes, pois estas coisas podem passar uma imagem desagradável para a família. As fotos são muito importantes pras famílias, assim como a carta inicial. Essa é a forma que a família tem de te conhecer melhor e tentar imaginar como você é. Capriche!
Quanto às famílias serem de agência ou não, isso varia muito. Algumas não querem agência de jeito nenhum, algumas já têm sua agência e não querem saber de outras agências, algumas têm agência mas aceitam mudar caso realmente gostem da au pair, e algumas não têm agência ainda e entram na agência da au pair. Meu conselho é: converse! Converse muito com a família. Seja lá qual for a sua decisão, não deixe de conversar muito com a família, pois eles podem mudar pra tua agência, ou pagar as despesas pra você mudar pra deles. Isso já aconteceu, várias vezes. Pra eles as taxas são muito mais altas que pra gente, então eles preferem pagar para que você troque de agência, é mais barato.
Você não é obrigado a colocar seu telefone ou endereço, são itens opcionais. Você precisa colocar o e-mail, para que as famílias possam entrar em contato, os outros dados você pode passar por e-mail pras famílias que realmente te interessarem.
Caso você resolva não usar nenhuma agência, o GAP é uma ótima opção para achar as famílias e acertar todos os detalhes com eles. Mas mesmo que você vá por agência o GAP pode ser uma boa oportunidade para se preparar para as perguntas das famílias. Boa sorte!