Thursday, June 22, 2006

Match: o que fazer depois?
O match é ansiosamente aguardado por todos que passam pelo programa. Mas, e depois. Agora que você já tem a família decidida vem a hora de tomar outras providências. Não deixe tudo para a última hora, faça tudo com calma e antecedência e tudo será mais tranqüilo.
- Exames médicos: aproveite e faça todos os check-ups possíveis. Vá ao ginecologista, ao dentista, e a todos os que achar necessários. Lembre-se que lá, apesar de um seguro saúde, você não terá os seus médicos de confiança.
- Procuração de plenos poderes: faça uma deixando seu pai ou sua mãe como seus representantes, assim eles poderão assinar papéis no seu nome caso necessário. Provavelmente você já tem uma conta bancária, ou talvez um carro, e não quer que algo aconteça e você não possa resolver simplesmente porque está muito longe. Vai que seu banco resolver fazer um sorteio e você ganha o prêmio, como você fará para retirar o prêmio? Com esta procuração seus pais poderão retirar por você, e você não corre o risco de perder. É simples, é só passar em um cartório dizendo qeu quer fazer uma declaração de plenos poderes. Eles vão te auxiliar sobre como proceder.
- Conta bancária: deixe só uma, ou nenhuma, de acordo com suas necessidades. As contas cobram taxas mensais, mesmo quando estão paradas, sem que você as utilize. Converse com seu banco sobre as opções que ele oferece, explique que ficará um ano fora. Isso evita que você volte pro Brasil e daí descubra que tem uma enorme dívida com o banco, só pelas taxas cobradas.
- Informações: deixe com sua família todas as informações sobre sua host family (endereço, telefone, nomes de todos, tudo), deixe também todas as informações sobre as agências (a daqui e a de lá, dos EUA), de seus contatos lá (as amigas que fez pela internet e que vão morar perto de você, por exemplo), com endereços e telefones. Sabe os documentos que separou para o dia do visto? Deixe tudo com seus pais, eles podem ser úteis. Uma dica é fazer uma pasta etiquetada, na etiqueta você pode escrever seu nome, ou qualquer coisa que identifique a pasta como sua.
- Álbum de fotos virtual: você gostaria de levar todos os amigos na mala mas não cabe? Nem todas as fotos cabem? Então monte um álbum de fotos virtual. Existem vários sites que fornecem este tipo de serviço, como o Yahoo, o Terra, o Google, o UOL, o Snapfish... Coloque fotos de todos os seus amigos e familiares. Muito bom é tirar fotos da(s) festa(s) de despedida e de coisas simples do dia-a-dia, são coisas que você vai querer rever quando estiver lá.
- Pais: caso seus pais não lidem com a internet, ajude-os a usar o básico para se comunicar com você. Anote tudo minuciosamente. Ensine como mandar e receber e-mails, como acessar seu blog e seu álbum de fotos no favoritos, ensine tudo.
- Contatos: prepare uma lista com nome, e-mail, endereço, telefone e data de aniversário de todos os seus amigos e familiares. Pode colocar também de todas as au pairs que você conhece. Existem sites que funcionam como uma agenda eletrônica e que podem ser úteis nesta hora. Um deles é o Elefante, ele guarda todas estas informações e você pode acessar de onde estiver.
- Malas: terei que fazer um post só sobre isso. Por enquanto só uma palavra: PRATICIDADE! Seja prático e não exagere. Leve o necessário, não leve aquela blusinha que você ganhou há mais de um ano e nunca usou mas que um dia, quem sabe, vai usar. Deixe-a aqui no Brasil.
- Presentes: também merecem um post só pra eles. Em uma palavra: PRATICIDADE também. Se você não vai ter espaço na mala pra levar todas as suas roupas, imagine levar presentes grandes e/ou pesados. Pense nisso antes de sair comprando tudo que vêm à cabeça.
- Festa de despedida: ou festas!! Comemore muito, faça várias festas, assim quem não puder ir numa pode ir na outra. Não esqueça de convidar as pessoas com antecedência, se avisar só em cima da hora as pessoas podem já ter compromissos.
- Contato com outras au pairs: algumas agências passam os contatos de quem vai embarcar com você, mas você também pode procurar as pessoas por conta própria. Um bom lugar para achar mais au pairs são as comunidades do orkut e os blogs de outras au pairs. Entre num primeiro blog e procure na lista de blogs daquela pessoa, você vai encontrar muita gente com os mesmos interesses que você.
- Diversão: divirta-se muito!!! Essa fase é de espera, ansiedade, mas também tem que ter diversão. Passeie pela sua cidade, visite ruas que ainda não conhece, aproveite bem seus últimos dias aqui antes do embarque!!!