Saturday, June 24, 2006

Dicas para o dia da entrevista do visto
As dicas são sempre as mesmas em todos os lugares que a gente procura, mas um reforço sempre ajuda.
- Pensamento positivo. Com certeza pensamento positivo ajuda, porque te deixará mais confiante, só por isso. Se tem alguma amuleto que possa te ajudar nessa hora, leve. Amuletos nunca fazem mal nenhum, só aumentam a nossa auto-estima.
- Organização. Isso é muito importante. Organize bem a sua pasta e mostre o quanto você consegue ser organizado. Mantenha os documentos apresentáveis, isto é, sem rasuras, sem amassados, e em ordem. Já pensou se na hora da entrevista pedirem pra ver um determinado papel e você não conseguir achar justo esse no meio da pasta? Isso só vai te deixar mais nervoso e vai aumentar as suas chances de falar alguma bobagem que possa comprometer o visto.
- Pontualidade. Aliás, se possível, chegue antes do seu horário. Como o atendimento é por ordem de chegada, se chegar cedo você será atendido antes. Sendo atendido antes, as chances do atendente estar com o humor melhor são maiores, e isso sempre ajuda, até mesmo nos deixa mais tranqüilos.
- Aparência. Vá bem apresentável, como para qualquer entrevista, seja de emprego ou não. Mostre-se elegante.
- Dinheiro. Não esqueça que você precisará pagar as taxas do visto: a de US$100 (caso ainda não tenha pago) antes da entrevista, a de US$40 depois da entrevista e mais a taxa do Sedex, para entregar na sua casa depois.
- Comportamento. Não converse alto antes da entrevista, isto não é aceito no consulado. Comporte-se e tente não chamar muita atenção. Durante a entrevista, seja objetivo. Atenha-se às perguntas, não responda mais do que o que for perguntado. Não desvie o olhar, olhe nos olhos do entrevistador, mesmo que ele não esteja olhando pra você. Demonstre confiança. Seja muito simpático, mesmo que o entrevistador não seja. Sorria. Demonstre que é uma pessoa educada e com bons modos.
- Durma cedo na noite anterior, para estar bem descansado e para não arriscar acordar atrasado e perder a hora. Caso passe a noite viajando, procure dormir bem na noite anterior à da viagem, também ajuda muito.
Boa sorte!!!