Monday, June 26, 2006

As 200 horas de Experiência
As agências exigem 200 horas de experiência cuidando de crianças. Seja como babá, como voluntária numa creche, como professora particular ou de escola, não importa, o importante é comprovar no mínimo 200 horas.
Onde está o porém? Sim, sempre há um porém. Primeiro que essas duzentas horas precisam ser cuidando de crianças que não sejam parentes. Não vale primo, irmão, sobrinho, nada disso. Tem que ser cuidando de crianças que não sejam parentes.
Segundo: precisa ter essas 200 horas nos últimos dois anos. Se você cuidava de crianças há mais de dois anos atrás mas nos últimos 24 meses não cuidou de nenhuma, também não conta. Quer dizer, conta como experiência, claro, mas precisa ter, além disso, mais 200 horas nos últimos 24 meses, ou não é aceito no programa. Isso é uma exigência do governo norte-americano.
Outro detalhe: você gostaria de cuidar de crianças com menos de dois anos de idade? Pois para isso o governo norte-americano exige que você tenha experiência comprovada de 200 horas só com crianças dessa idade, ou seja, com até 24 meses. Se uma parte das suas 200 horas for cuidando de outras crianças, ou se era a mesma criança mas ela fez aniversário e passou a ter mais de 24 meses, não conta. Ou melhor, é como no caso anterior, conta como experiência, mas não te qualifica para cuidar de crianças com menos de dois anos.
Trabalhos voluntários são uma ótima forma de adquirir experiência: creches, igrejas, orfanatos, ou mesmo cuidar do filho da vizinha. Não é necessário que você tenha recebido remuneração pelas suas horas trabalhadas, o importante é conseguir as 200 horas de experiência.
Uma coisa muito interessante é que uma pessoa que trabalha como voluntário é visto com “bons olhos”, pois mostra que você não trabalha com crianças só por dinheiro mas sim porque realmente gosta de trabalhar com elas, de estar na presença delas. Isso valoriza muito o teu dossiê.